Dívida pública aumenta<br>em Espanha
A dívida de todas as administrações públicas espanholas atingiu os 99,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no final do terceiro trimestre, ultrapassando em sete décimas a previsão para o conjunto do ano.
Segundo dados do Banco de Espanha, publicados dia 17, a dívida pública, que já tinha ultrapassado um bilião de euros, cifra-se agora em 1 062 472 milhões de euros, tendo aumentado em relação ao trimestre anterior 11,87 mil milhões de euros.
Os dados mais recentes sobre a dívida desagregada (por administrações) são do segundo trimestre e indicam que a proporção da dívida pública baixou em todas excepto nas comunidades autonómicas.
No início do mês, a Comissão Europeia estimou que a dívida pública ultrapassará os cem por cento do PIB este ano (101,3%), continuando acima deste limiar pelo menos até 2017.
Com eleições legislativas à porta, o governo conservador desvalorizou estas previsões, afirmando que a dívida pública espanhola ficará este ano nos 98,7 por cento e que descerá para os 96,1 por cento em 2017.